
o que é?


“Como Escrever uma História?” é uma vivência criativa que leva às turmas do Fund. II e Ensino Médio, uma experiência acessível e envolvente sobre narrativa, oralidade e cultura popular.
Conduzida por Gustavo Rosseb, essa oficina apresenta de forma simples os elementos de uma boa história — como personagem, conflito, jornada e transformação - através de informações estruturais de roteiros, destacando os principais pontos de uma boa história e usando como base modelos como a Jornada do Herói e Save the Cat — este último amplamente utilizado em roteiros de filmes e séries atuais. Todos esses modelos são baseados na observação da vida.


Gustavo Rosseb apresenta ainda uma canção criada para o projeto e tocada ao vivo no violão, que ajuda, de forma lúdica e didática, a compreender os segredos por trás da construção de uma narrativa envolvente. Cada etapa da narrativa é explorada com a ajuda de uma história-exemplo, construída slide a slide, com personagens que refletem a realidade dos participantes.
Com duração de duas aulas e turmas com até 40 alunos, a sala de aula se transforma em um espaço de escuta, criação e imaginação, onde os alunos também constroem uma narrativa coletiva, revelando que todos podemos contar uma uma boa história. Ao final, ainda é proposto um exercício que funciona como uma avaliação do progresso textual de cada participante.





Oficinas de 1h40 a 2h Turmas com até 40 pessoas
Oficina com alunos do Fund. II da Escola Estadual Almirante Barroso em Juiz de Fora - MG
Por que fazer?
Este projeto promove o acesso à cultura e à criação artística como parte essencial do desenvolvimento integral dos estudantes. Voltado para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a oficina oferece um espaço de escuta, experimentação e expressão, que estimula a criatividade e o pensamento crítico.
A proposta convida os jovens a explorarem o universo das narrativas de forma lúdica e significativa, despertando conexões afetivas, memórias e repertórios que enriquecem a vivência escolar e pessoal.
A oficina também dialoga diretamente com a produção textual, incentivando os estudantes a desenvolverem suas próprias histórias e a experimentarem caminhos diferentes de como expressá-las através da estrutura de um texto — não apenas como uma técnica, mas como um reflexo da forma como o próprio cérebro humano se organiza para receber e transmitir informações.
Mais do que aprender a escrever histórias, os participantes são convidados a se reconhecer como protagonistas de suas narrativas.
A oficina amplia horizontes, fortalece a autoestima e valoriza a imaginação como ferramenta de construção de identidade e cidadania. Afinal, criar é também uma forma de compreender o mundo e de encontrar o próprio lugar dentro dele.

Projeto indicado para:
-Alunos do Fund. II e Ensino Médio
-Formação de Professores
-Agencias de Publicidade
Se interessou?
Então, bora fechar!

Oficina com alunos do EJA da EMEB Marcos Rogério da Rosa em São Bernardo do Campo - SP
Oficina com roteiristas e redatores da agência de publicidade Bauc
